Notícias

Breve história de Itarema

História

Itarema é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população, segundo censo do IBGE de 2010, é de 37.471 habitantes.

As terras às margens do rio Aracatiaçu eram habitadas pelos índiosTremembé, antes da chegada das entradas de franceses e portugueses, bem como das missões religiosas portugueses que tinham como intuito a catequização dos indígenas.

Desta missões e seus remanejamentos dos índígenas surgiu a povoação, que no mapa PLANO DA COSTA DO BRASIL DESDE O CEARÁ ATÉ A ILHA DE S. JOÃO – Feito por José Patrício de Souza, em 1790, está indicada como Aldeia do Caju.

Os padres que dirigiam a missão eram da ordem de São Pedro, que com a expulsão dos jesuítas em 1759, por ordens do Marquês do Pombal, os padres da ordem de São Pedro e uma parte dos Tremembé deslocaram os índios para o Soure e poucos anos depois devido a não adaptação os índios retornam a vila.

No ano de 1870, uma nova capela foi construída, esta dedicada à Nossa Senhora dos Navegantes e entre 1908/1909 esta foi foi reconstruída como Igreja-Matriz de Nossa Senhora de Fátima. O seu primeiro pároco foi o padre Antônio Thomaz .

 

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Litoral, sendo eles os córregos Grande, da Volta e Mineiro e outros tantos. Existem ainda diversos áreas de drenagem do rio Aracatimirim.

 

fonte: wikipedia

Aceitamos cartão de crédito

 

 image3604

 

Praia da Barra, Nº 11, Ilha do Guajiru

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Tel.: +55 88 3667.1358

Tel.: +55 88 9955.4591